segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Infância e Seus Sorrisos. Ai, como invejo.

Lembra de quando você era criança e tudo era mais fácil?
Lembra de quando você era criança e o seu único problema era que o seu desenho favorito tinha acabado?
Lembra da quando você era criança e que era tão fácil arrancar um sorriso do seu rosto?
Bastava alguém te dar um doce, te jogar pro alto, ou te mostrarem mais um episódio de seu desenho favorito.
Era tão fácil né?

Hoje o que te sobra?
Um coração em pedaços.
Uma dificuldade em sorrir verdadeiramente.
Sabe por que?
Pelo simples fato de não ter quem te jogue pro alto mais.
Não tem mais aquela pessoa que te de um doce.
Você já não se interessa mais por desenhos.
O colorido deles não te satisfaz mais.
Pra isso você descobriu o Benflogin.

O que aconteceu com aquela criança então?
Alegre.
Cheia de vida.
Que corria, cantava, pulava?
Cade aquela criança tão cheia de curiosidades?
Cheia de perguntas?
Cade aquela energia?

Calma.
Temos a resposta para todas essas perguntas.

A criança cresceu.
Descobriu o mundo.
Não todo ele, mas o que lhe foi mostrado, lhe assustou.
Ela descobriu as dores que não passam.
As dores de um coração partido.
As dores da falta.
As dores de uma saudade.
Antes, ela corria atrás de pipas e balões.
Hoje ela corre.
Corre sem ver nada.
O lugar em que ela se enfiou enquanto corria é escuro.
As curiosidades.
Essas não acabaram.
A criança continua querendo saber de tudo.
Mas as perguntas hoje são outras.
Antes, você queria saber porque o céu é azul, porque você não pode brincar só mais um pouco.
Hoje você quer saber porque a dor não passa.
É, você cresceu.
Isso não significa que seja bom.
Muito menos que seja ruim.
Mas, como um todo, não é lá uma coisa muito agradável.

Lembra como era fácil ser feliz?
É, hoje, quando você acorda e vê onde está, descobre que, na verdade, não é tão simples assim né?
Lembro que antes eu ria quando me pegavam pela barriga, me viravam no ar e faziam eu bater o pézinho no teto da casa da minha vó.
Lembro que eu gargalhava.
Felicidade verdadeira.
Não lembro mais quando foi a última vez que fiz isso.
Gargalhar de verdade saca?

Sei lá.
Era tão mais fácil ser criança.

2 comentários:

  1. Era tão mais fácil ser criança...
    A unica dor que a gente tinha que se preocupar, era a dor de ralar os joelhos, e os unicos medos eram o do mertiolate arder, e do escuro.

    ResponderExcluir
  2. Eu já disso que tenho uma paixão por Peter Pan?
    Uma vontade de nunca crescer. Melhor, uma vontade de nunca ter crescido.
    Tudo é mais fácil enquanto se possui inocência.
    No momento exato em que essa se vai, todas as dificuldades aparecem juntas!
    Quero os meus 07 anos de volta...

    ResponderExcluir